Maceira Embaixadores d'aldeia
“é uma iniciativa de empreendedorismo social, tendo como objetivo principal envolver a aldeia e a comunidade, no combate ao despovoamento”
A Associação de Maceira tem a funcionar, desde 2016, o Hostel EntryFik na aldeia de Maceira, sendo esta Associação uma das IPSS’s pioneiras a abrir a sua área de intervenção ao setor do turismo. Quando a Associação se iniciou nesta área, rapidamente percebeu que a aldeia ganhava outra vida e vitalidade com a interação dos turistas com a comunidade… foi assim que se começou a pensar que poderia ser interessante criar uma iniciativa que combinasse o turismo e a vida na comunidade, nascendo assim projeto “Maceira – Embaixadores D’Aldeia”.
A iniciativa de empreendorismo social
“Maceira – Embaixadores D’Aldeia” é uma iniciativa de empreendedorismo social promovida pela Associação de Maceira, no âmbito do programa comunitário Portugal Inovação Social, tendo como objetivo principal envolver a aldeia e a comunidade, no combate ao despovoamento, através de atividades colaborativas de promoção do património, da cultura e da natureza, orientadas para o desenvolvimento turístico da aldeia.
Qualquer iniciativa de promoção do património obriga-nos, primeiramente, a obter um conhecimento mais profundo da aldeia e das suas gentes; obriga-nos a recolher, registar, organizar, valorizar testemunhos, histórias, memórias, heranças culturais e tudo aquilo que os Maceirenses queiram partilhar, com importância para a construção da história da sua aldeia. Só depois saberemos quais são os fatores verdadeiramente diferenciadores e de autenticidade ligados à cultura e ao património da aldeia. Só assim saberemos como integrar a oferta turística com a realidade patrimonial da aldeia e o que incluir nessa oferta aos visitantes.
O projeto “Maceira – Embaixadores D’aldeia”
O projeto “Maceira – Embaixadores D’Aldeia” pretende integrar a oferta turística com a realidade patrimonial da aldeia e da região no geral, através da oferta de experiências baseadas na observação do património histórico construído, na interação com o património natural e cultural e com a produção endógena, tendo como principais atores as pessoas da aldeia – os “EMBAIXADORES DA ALDEIA”.
As pessoas da aldeia são os Mestres do saber oral, os tesouros humanos vivos que melhor conhecem o património local e que, ao partilharem o seu saber, as suas histórias, partilham também o seu AMOR pela terra. Conhecer um local através das pessoas que nele vivem é uma experiência diferente (e única), que não faz parte dos pacotes turísticos, mas que, uma vez experimentada, viabiliza uma nova relação com o património, e, sobretudo, uma ligação diferente com o local que se visita.
A criação deste projeto evoca a importância da aquisição e transmissão de conhecimentos e saberes populares e, principalmente, a importância das Pessoas e do seu apego ao lugar onde têm as suas raízes e onde legitimamente se afirmam como seus EMBAIXADORES. Com eles viaja-se facilmente por um Portugal profundo ao encontro de outras vivências e realidades mais genuínas, ricas em autenticidade.
O desenvolvimento turístico através da participação da comunidade
O projeto “Maceira – Embaixadores D’Aldeia” não só permitirá a criação de ferramentas coletivas de promoção turística como ajudará a promover o envelhecimento ativo, a participação coletiva e cívica, e a valorização dos recursos endógenos, assentando em 3 pilares fundamentais:
- O desenvolvimento de um programa de capacitação de guias comunitários (atividade 1 – embaixadores d’aldeia);
- A definição e gestão dos percursos de promoção turística através de dinâmicas de participação ativa da comunidade (atividade 2 – trilhos inclusivos);
- A inclusão digital como forma de comunicação e marketing turístico inclusivo (atividades 3 – Maceira digital).
“Maceira – Embaixadores D’Aldeia” tem como entidade implementadora a Associação de Maceira e é desenvolvido com o apoio da iniciativa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto e conta com a participação da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Junta de Freguesia de Maceira, GC & Lopes – Materiais de Construção Lda., Farmácia Portugal e Restaurante Quinta do Cochel como seus principais investidores sociais.