Queijaria Artesanal Isabel Maria Porfírio Marques Reis (NCV ILT691)
Há quatro gerações que a família está ligada ao pastoreio e ao fabrico de queijo.
O queijo é DOP (Queijo Serra da Estrela).
Trabalham na exploração 3 pessoas:
. Isabel : instalou-se como jovem agricultora á cerca de 10 anos, na exploração de seus pais, continuando o que eles já tinham construído;
. Odete Porfírio Marques (mãe)
. José Augusto Marques (pai)
O efetivo pecuário é constituído por ovelhas Serra da Estrela. Estas saem para o pasto todos os dias lá para as 9:30 onde se alimentam de azevém e aveia que foi semeado anteriormente (no final do verão). Quando regressam ao ovil comem ração para complementar a sua alimentação.
O dia começa de manhã com a ordenha das ovelhas às 6h30m.
O leite chega à queijaria ás 9h. O leite é coado (filtrar por pano), adiciona-se o sal e o cardo (flor de cardo moído que depois é coado e só se deita a água), demora cerca de 45 minutos a 1h a coalhar.
Quando este está coalhado mexe-se para cortar a coalhada. Esta deita-se nos acinchos e espreme-se com as mãos até sair o soro todo. Depois de pronto põem-se um pouco de sal por cima, vai para a primeira sala de cura, onde permanece cerca de 15 a 20 dias. Passado esse tempo vai para a sala de maturação onde permanece mais algum tempo (20 a 30 dias).
A quinta tem cerca de 12ha, dos quais 4ha são pomar de macieiras. Os restantes hectares são cultivados para a alimentação das ovelhas, sendo que no verão é semeada milharada e no inverno azevém e aveia. Contudo, também têm cerca de 20ha de terrenos arrendados para pastorear com as ovelhas.
Na quinta existe um ovil, um armazém, vedações para facilitar a guarda das ovelhas.
Em média são produzidos diariamente 8 queijos e 15 requeijões.
O queijo é vendido diretamente na queijaria a clientes particulares (que se mantêm fieis há muitos anos) e também a outros clientes novos que vão aparecendo.
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.